top of page
capa.png

Surpreenda-se

Venha nos
conhecer

Expressão Corporal
Teatro
Circo
Escola de Bola
Robótica
Futebol de Salão
Artesanato
Musicalização
Judô
Flauta
Xadrez

As atividades extracurriculares são opcionais e poderão ser contratadas no formato programa de estudo semi-integral ou integral.

As atividades acontecerão nos espaços coletivos da escola.

  • Expressão Corporal:  a Expressão Corporal se constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicadas no movimento dançado. Os processos de investigação e produção artística da dança centram-se naquilo que ocorre no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética.

  • Judô: atividade faz parte da unidade temática Lutas e focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégicas específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir, ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo adversário.  

  • Artesanato: as artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos culturais, que tem a expressão visual como comunicação. Essas manifestações resultam de explorações e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriação da cultura cotidiana. Nessa experiência, os alunos terão a possibilidade de entrar em contato com diversas técnicas de artesanato como: trabalhos manuais, bordados, patchwork, cartonagem, escultura, exposições.

  • Musicalização e instrumentos musicais:  preparamos espaços que permitam ao aluno que consiga fazer música. Estimulamos a formação de bandas, corais e o desenvolvimento do prazer em ouvir, tocar, cantar. Oferecemos ao nosso aluno a oportunidade de tocar em grupo, para que ele possa sentir que a música é também um fazer junto, um pulsar coletivo.

  • Robótica: oferecemos aos alunos o contato e conhecimento de novas tecnologias e habilidades digitais necessárias.

  • Escola da Bola:  possibilitamos que a criança participe e conheça diferentes brincadeiras e modalidades esportivas com bola. Nesse momento, investiremos nos três elementos comuns às práticas corporais: movimento corporal, organização interna e produto cultural, vinculado ao lazer/entretenimento e o cuidado com o corpo e a saúde. 

  • Teatro: por meio da atividade teatral, proporcionamos aos alunos a possibilidade de autoconhecimento, desenvolvimento de expressão e comunicação, maior interação entre alunos, estímulo à leitura e à responsabilidade, promoção do aperfeiçoamento corporal. 

  • Circo: tem como objetivo desenvolver junto aos alunos o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses. O Circo deixou de ser uma atividade unicamente profissional, e atualmente suas modalidades têm sido praticadas por muitas pessoas como forma de lazer e recreação, com fins estéticos e de condicionamento físico. Ressaltamos também a importância do Circo enquanto parte relevante da cultura corporal e fomentamos os valores éticos e morais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social. Promovemos a compreensão, valorização e apropriação desta manifestação artística, através de uma abordagem que também possibilite, a cada aluno, a descoberta de suas possibilidades físicas e expressivas.

  • Xadrez: a prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas além de ser uma excelente estratégia para  preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica que demanda regras. O jogo de xadrez é um instrumento pedagógico lúdico e potencializa o ensino-aprendizagem dialógico, empático e impulsionador das competências e habilidades de forma interativa, envolvente, autônoma, com participação qualitativa dos sujeitos da comunidade escolar.

Atividades Extracurriculares

Semi-integral

Integral

  • Lição de casa e Estudo Monitorado:  a tarefa de casa é parte integrante da aprendizagem do aluno. Propõe-se a sistematizar, preparar para novos conhecimentos, aprofundar e favorecer a metacognição. Ajuda a desenvolver autonomia, responsabilidade,  hábitos de estudo e organização do tempo. Ao conceber o aluno como protagonista de seu aprendizado e o erro como um processo da aprendizagem, a escola proporciona tarefas que o desafiam a experimentar, a resolver situações-problema, a explicitar suas formas de pensar, a compartilhar ideias, a arriscar sem medo de ser punido pelo erro. Em qualquer situação as atividades precisam ser contextualizadas, desafiadoras, motivadoras, que alimentem a curiosidade do aluno e possibilite o seu desenvolvimento. Professores acompanham este rico momento instigando os alunos a desenvolverem sua autonomia ao longo da escolaridade.

  • Recreação: a importância de pensar a articulação entre os conceitos de ócio, tempo livre, recreação e lazer no contexto atual é fundamental.O ser humano precisa inovar para evoluir em todas as áreas, sejam emocionais, sejam práticas. Para isso precisa de tempo livre e liberdade para exercer o ócio criativo. Só assim é possível equilibrar trabalho e produtividade com lazer e bem-estar.O professor e sociólogo italiano Domenico De Masi, autor do livro Ócio criativo, alerta . "É preciso dar valor à introspecção, ao convívio, à amizade, ao amor e às atividades lúdicas para se tornar um ser criativo." No Espaço Pensar haverá tempo para pensar e articular o que fazer no tempo livre, momento em que o aluno terá autonomia para escolher qual espaço da escola deseja usufruir, tanto para lazer, como para descanso, leitura ou  para desenvolver o ócio criativo.

Localização

R. Barbara Heliodora, 289 - Vila Romana, São Paulo - SP

Seg a Sex: 7:00 às 18:30

Telefone e WhatsApp

(11) 3672-6188

(11) 99836-3386

Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • TikTok
  • Youtube
bottom of page